Estádio do Maracanã

Neste estádio extremamente ultrapassado na sua estrutura arquitetónica, dado que é um estádio dos anos 50… Tratava-se apenas de fazer uma remodelação, mantendo “a base” do seu desenho…

Assim tudo quanto refere às bancadas se mantinha, mas por outro lado seria importante alterar toda a estrutura funcional interna… Afim de o adequar a todas as exigências da FIFA, já que era, e é, um estádio que abrigará ou a abertura do Campeonato do Mundo de 2014 ou o seu encerramento, a final!

Ao mesmo tempo tratava-se de lhe o dotar de uma “cobertura” para a totalidade das bancas, que fosse autónoma face ao edifício existente e para além disso criar um sistema de acessos pedonal a todo o sistema arquitetónico.

Previa-se no seu interior um “deck” que o circundava todo o estádio, para permitir que cada um dos espectadores já dentro do pudesse aceder ao seu lugar nas bancadas.

Previa-se ainda a inclusão de paneis solares em algumas das faces das “pirâmides” que constituem o desenho da cobertura e das fachadas.

Solução 2

Tomás Taveira & Associados - Arquitetura, Lda
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.